BILHETAGEM ELETRÔNICA

A bilhetagem eletrônica é um conceito usado nos transportes públicos das principais cidades do mundo. Consiste, basicamente, no pagamento do valor das passagens de forma eletrônica, a partir de dispositivos especiais como smart cards ou similares.


COMO ENTRAR E SAIR DO VEÍCULO

Informe ao motorista o seu destino. Ele irá conferir o cartão e efetuar o registro. Verifique o itinerário no validador. Caso esteja errado, solicite ao motorista que faça a correção. Encoste totalmente o cartão no local indicado do validador e aguarde a liberação da catraca. Para desembarcar, encoste novamente o cartão no validador e aguarde a liberação da catraca.


EM CASO DE PERDA OU ROUBO SOLICITE O BLOQUEIO DO CARTÃO EM UM POSTO DE VENDAS

O processo de bloqueio pode levar até 2 dias úteis. Após este período, o cartão não será mais aceito em nenhum ônibus da Alvorada. Feito isso, os créditos poderão ser recuperados. No entanto, os valores usados por terceiros no tempo entre a comunicação de extravio e o bloqueio não serão ressarcidos. Mais informações em nosso site.


TROCA DE PASSES E VALE-TRANSPORTES

Os passes e vale-transportes em papel ainda serão aceitos em nossos veículos por um período. Faremos a substituição por créditos nos cartões conforme a validade de cada um. Mais informações em nosso site.



Cartão Comum

Esse cartão poderá ser nominal ou ao portador.


Cartão Trabalhador

Esse cartão é nominal e é adquirido por empresas para seus colabora-dores.


Cartão Estudante

Esse cartão concede desconto, conforme o § 2° e § 3° do artigo 11 da Lei 5.684/80 alterada pela lei 15.780/2012, quando utilizado para o deslocamento em período escolar. O horário e o trajeto devem ser comprovados no momento do cadastro. Fora do horário e do trajeto especificado, o cartão não será aceito.


Cartão Professor

Esse cartão concede gratuidade, conforme o § 1 do artigo 11 da Lei 5.684/80 alterada pela lei 14.628/2009, quando utilizado para o deslocamento em horário escolar. O horário e o trajeto devem ser comprovados no momento do cadastro. Fora do horário e do trajeto especificado, o cartão não será aceito.


Cartão Gratuidade

Este cartão conce-derá gratuidade de passagem conforme as normas do órgão regulador.


Cartão Pagante Embarcado

Quando a passagem é adquirida esporadicamente em uma agência rodoviária ou diretamente no veículo o passageiro receberá um Cartão Pagante Embarcado, que será utilizado para entrar e sair do ônibus. Este cartão deve ser devolvido ao motorista no momento do desembarque.



ORIENTAÇÕES E SEGURANÇA

Para sua segurança nunca passe o cartão ou ultrapasse a roleta com o veículo em movimento.


Não passe por baixo da roleta.


Em caso de qualquer emergência, acessibilidade ou travamento técnico, a catraca será liberada automaticamente.


Ao embarcar ou desembarcar coloque o cartão no validador e aguarde.


Como existem validações de gravações a serem feitas no cartão, a roleta só será liberada depois que estes processos estejam concluídos.


Ficar movimentando o cartão deixará o processo mais lento, pois cada vez que é interrompido terá que recomeçar. Apenas encoste totalmente o cartão no validador e aguarde.


Sempre aguarde o passageiro que estiver na sua frente concluir o procedimento de embarque ou desembarque antes de passar o seu cartão.

Caso contrário você corre o risco de ter seu crédito descontado para outra pessoa.


Os validadores são equipados com GPS, ou seja, o sistema registra o ponto de embarque e de desembarque.


Caso o itinerário percorrido seja maior daquele pago no momento do embarque, será emitido uma nova passagem, cobrando o trecho utilizado e não contemplado no contrato original.


Cartões estudante, são pessoais, intransferíveis e com validade. Se não houver o cumprimento de qualquer um destes requisitos o cartão será recusado, mesmo que possua créditos.

Cartões com benefícios, como os de professor, idoso ou pessoas com necessidades especiais (PNE), são pessoais, intransferíveis e com validade. Se não houver o cumprimento de qualquer um destes requisitos o cartão será recusado.