Notícias

Você enjoa quando vai viajar?

24/04/2014

Você enjoa quando vai viajar?

Preparamos uma lista de dicas importantes para você que sofre deste mal. Confira!


Algumas pessoas quando estão organizando uma viagem ficam empolgadas, porém tensas ao mesmo tempo, ao pensar nos enjoos que irão sentir e que podem transformar a tão sonhada viagem em um desastre.

Náuseas, enjoos e até vômitos podem atingir as pessoas mais sensíveis à cinetose – um tipo de labirintopatia que pode ocorrer quando o corpo está parado e o entorno está em movimento ou o inverso. “O cérebro fica confuso com as informações conflitantes entre o labirinto e a visão. Essa confusão pode provocar tontura, náusea, vômito e desconforto físico”, explica o otorrinolaringologista Ektor Tsuneo Onishi. A cinetose pode ocorrer em qualquer fase da vida e é mais incidente em mulheres e crianças.
Saiba que não há necessidade de se privar de nenhuma atividade por conta da cinetose, basta se prevenir. “Normalmente, quem sofre desse problema já passou por situações semelhantes e sabe que tem grande possibilidade de passar mal durante uma viagem, independente do meio de transporte utilizado. Assim, é recomendável fazer um tratamento preventivo para evitar o distúrbio”, aconselha o especialista.

O tratamento com um antiemético – isto é, um medicamento que alivia os sintomas relacionados ao enjoo, às náuseas e aos vômitos – deve começar alguns dias antes da viagem e terminar alguns dias depois, para evitar o “mal de desembarque” – uma sensação desconfortável que ocorre, principalmente, em quem faz viagens de navios, mesmo após o termino da viagem. Ah, mas aqui vale um aviso, o medicamento pode provocar diferentes níveis de sonolência, é importante conversar com o médico sobre essa questão.

O QUE FAZER PARA EVITAR O MAL-ESTAR DURANTE A VIAGEM?

• Mantenha os olhos fixos em um ponto imóvel no horizonte.
• Evite olhar objetos ou situações em movimento como as ondas do mar.
• Não fique muito tempo em jejum e cuidado com as dietas radicais. Procure ter uma alimentação balanceada, comendo a cada três horas.
• Aumente a ingestão de água: beba pelo menos seis copos por dia.
• Evite ingerir café, doces ou alimentos muito gordurosos.
• Fique em locais bem ventilados.
• Evite comer muito antes de se expor a situações estimulantes (barco, brinquedos de diversão, simuladores, viagem de carro, etc.).
• Evite bebidas alcoólicas durante essa exposição.
• Evite contato com cheiros fortes (do motor da embarcação, do escapamento do carro, de cigarro).
• Tente se posicionar em região próxima ao meio da embarcação, onde balança menos.

Fonte: Minha Vida