Notícias

Cuidado com a sua bagagem

15/08/2013

Vai viajar? Atenção nas bagagens!

O roubo ou violação de bagagens em Rodoviarias e Aeroportos brasileiros tem dado muita dor de cabeça aos passageiros. Em 2011, só no Aeroporto Internacional de Guarulho (SP) foram registrados 1.389 furtos desse tipo, o que representa um aumento de 76% em relação a 2010. Confira algumas dicas para evitar esse transtorno:


- Evite comprar uma mala muito sofisticada, já que as novas e de grife chamam a atenção dos ladrões.

- Coloque os itens mais valiosos no fundo da mala. Como geralmente os ladrões não têm muito tempo para violar a bagagem, eles tendem a pegar o que está mais à mão.

- Evite colocar equipamentos eletrônicos na mala. Se não tiver alternativa, fotografe tudo para ajudar a comprovar o valor da sua bagagem, caso precise acionar o seguro ou entrar com uma ação judicial.

- Joias, dinheiro e cartões de crédito devem ficar na mala de mão do passageiro. Faça o mesmo com máquinas fotográficas, laptops e celulares.

- Mesmo tendo cadeados, muitas vezes os ladrões violam a mala abrindo o zíper com uma caneta. Uma boa opção é embalar a bagagem com plástico filme, em guichês no próprio aeroporto. Isso inibe a ação dos ladrões.

- Nunca deixe a sua mala sozinha, nem que seja para pagar um café na lanchonete.

- Para evitar que levem sua mala por engano, personalize-a com adesivos e fitas coloridas.

- Sempre identifique sua bagagem colocando uma etiqueta com seu nome, endereço e telefone. Dessa maneira, em caso de extravio fica fácil de localizar o dono da mala.

- Ao fazer o check-in certifique-se de que a sua mala recebeu a etiqueta com o destino correto.

Fonte: Caixa