Notícias

Vacinação contra a gripe inicia no dia 17

06/04/2017

Vacinação contra a gripe inicia no dia 17

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza será realizada de 17 de abril a 26 de maio, sendo este último o Dia D de Mobilização Nacional.


Nenhum caso suspeito de H1N1 foi registrado até o momento pela 20ª Gerência Regional de Saúde, mas é importante que as pessoas já estejam atentas à campanha de vacinação, que inicia dia 17 deste mês. Aos que não fazem parte dos grupos de risco, algumas instituições de saúde já oferecem a vacina da gripe.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza será realizada de 17 de abril a 26 de maio, sendo este último o Dia D de Mobilização Nacional. Em Santa Catarina, 1.864.566 pessoas deverão ser imunizadas este ano. Na Amurel, a Gerência de Saúde pretende vacinar 90% do grupo de risco.

Para isso, ressalta o órgão, a distribuição das vacinas aos municípios de abrangência inicia na próxima semana, já que a campanha começa no dia 17. Às pessoas que não fazem parte dos grupos de risco, é possível adquirir a vacina na Pró-Vida, no Sesi e no Sesc, que já oferecem a imunização em Tubarão.

Durante a campanha, no período de 17 a 21 de abril, serão vacinadas apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (pneumopatias, incluindo asma, cardiovasculopatias, nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento, como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros, imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/aids ou outros, obesidade e pacientes com tuberculose, de todas as formas).


Demais grupos

Para os demais grupos do público-alvo, a campanha será iniciada no dia 24, abrangendo crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de imunização da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o final da campanha.

Fonte: Diário do Sul