Notícias

Vacina contra a gripe: imunização está abaixo do esperado

30/04/2019

Vacina contra a gripe: imunização está abaixo do esperado

Chega o inverno e com ela os resfriados e gripes, juntamente também a Campanha Nacional de vacinação contra o vírus da influenza.



Desde o último dia 10 o Brasil está em ação contra o vírus, e a princípio, deve acontecer até o dia 31 de maio para todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A expectativa é que o máximo possível da população prioritária seja vacinada, número que chega a mais de 22 mil pessoas. Em Tubarão nos 15 primeiros dias da campanha, mais de 2.300 doses foram aplicadas, o maior número de idosos e crianças, 1.033 e 1.009, respectivamente. Ainda só 11% da cobertura prioritária foi alcançada. É de extrema relevância que todos se vacinem e se protejam, relata a gerente de saúde do município Chaiana Esmeraldino Marcon. “A única forma eficiente de prevenção, é a vacina”.

Os grupos são priorizados e definidos pelo Ministério da Saúde, por possuírem o maior risco de consequências com o vírus no organismo, por isso a importância deles se imunizarem rapidamente.

Para se vacinar, todos os grupos podem comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no Centro de Referência em Saúde Margem Direita, na Policlínica Central. Ambos funcionam das 7 às 16 horas.

É necessário estar munidos de documento com foto, cartão do SUS e para os que necessitam, levar documentos que provem que pertencem algum grupo prioritário.

Fonte: Prefeitura Tubarão