Notícias

Treliça chega à ponte do Rio Tubarão

19/01/2016

Treliça chega à ponte do Rio Tubarão

O equipamento vai içar e instalar vigas em cinco vãos da travessia.


A treliça, equipamento que vai içar e instalar vigas em cinco vãos da ponte sobre o Rio Tubarão é montada no canteiro de obras do empreendimento. O dispositivo chegou na quinta-feira e vai operar na construção da passagem partindo da cabeceira Norte - próximo do acesso ao bairro Morrotes, até completar a sequência na margem direita do rio. Com a treliça, o consórcio EnCi (Engedal-Cima), contratado pelo Dnit/SC para a execução da estrutura, dá início à segunda etapa de instalação das vigas.

Quando montada, a lançadeira terá 90 metros de comprimento, por 2,5 metros de altura, com capacidade de içar 90 toneladas – cada viga da ponte pesa, em torno, de 65 toneladas. Ela vai ocupar três vão da ponte (dos cinco que ainda restam para receber vigas).

Durante a montagem do equipamento e no içamento de vigas, é proibida a entrada de pessoas que não forem da obra. A operação de instalação não vai afetar o tráfego de veículos na BR-101 Sul.

Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas. A passagem receberá somente o fluxo de veículos no sentido norte.Duplicação une bairros de Laguna por vias laterais.

Com o trecho urbano da duplicação da BR-101 Sul concluído na travessia de Laguna, os motoristas podem trafegar de Bentos, acessar Barbacena, trafegar por Barranceira e Cabeçuda e terminar o percurso em Bananal, já em Pescaria Brava, sem necessidade de movimentação nas pistas da rodovia federal. Com ruas laterais concluídas, sinalizadas e liberadas, é possível definir o destino de viagem curta entre bairros por ruas paralelas, acessar obras de arte especiais, como viadutos, transportar pessoas ou cargas entre cidades sem a necessidade de trafegar pela BR-101.

Fonte: Notisul