Notícias

Serviços não essenciais de Tubarão vão continuar em funcionamento, afirma presidente da Fundação de Saúde

22/06/2020

Serviços não essenciais de Tubarão vão continuar em funcionamento, afirma presidente da Fundação de Saúde

Daisson Trevisol se manifestou após uma declaração da secretária Municipal de Saúde de Capivari de Baixo, Adriana Rufino, comentar em um áudio que Tubarão e região poderiam voltar ao isolamento total nos próximos dias devido ao aumento significativo de casos confirmados de Covid-19.


O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, confirma que a cidade continuará mantendo em funcionamento os serviços não essenciais durante a quarentena.

A confirmação veio após uma declaração da secretária Municipal de Saúde de Capivari de Baixo, Adriana Rufino, comentar em um áudio que Tubarão e região poderiam voltar ao isolamento total nos próximos dias devido ao aumento significativo de casos confirmados de Covid-19.

Daisson diz que a prefeitura acompanha com preocupação o aumento dos casos, mas que em nenhum momento foi cogitada a possibilidade de fechamento desses segmentos.

“Nossa preocupação com a saúde das pessoas é muito grande, mas não é só isso, precisamos cuidar também da economia da nossa cidade”.

Na quinta-feira (18), a prefeitura de Tubarão se reuniu com autoridades e decidiu que nesta semana o município vai restringir o horário de funcionamento de bares e exigir máscaras nas ruas para evitar aumento da pandemia.

Ocupação de leitos
Adriana também diz que as autoridades estão preocupadas com a ocupação de leitos de UTI nos hospitais de Tubarão, que atendem cidades da Amurel. “Estamos com 50% ocupados (enfermaria), e pode ser decidido fechar tudo novamente. Dos 295 municípios do Estado os leitos de UTI que não eram ocupados há um mês hoje é preocupação”, explica no áudio.

Daisson confirma que o aumento nas ocupações de leitos nos dois hospitais de Tubarão é sim uma preocupação, mas nem todos os pacientes internados estão com Covid-19. No boletim emitido pela prefeitura na sexta-feira havia 20 pacientes internados para tratamento da doença, 9 em UTI e 11 em enfermaria. A prefeitura não informa a quantidade de pacientes em cada hospital.

Sobre o áudio da secretária

Adriana teve um áudio vazado nas redes sociais neste sábado, falando sobre a situação do Covid-19 em Capivari de Baixo e região. Ela faz um alerta para a preocupação com ocupação de leitos nos hospitais de Tubarão, aumento no número de casos confirmados em SC, falta de medicamento para entubação de pacientes em UTI e o fechamento de serviços não essenciais.

De acordo com a secretária, o áudio foi encaminhado a um grupo privado e a informação vazou. Mais tarde Adriana emitiu uma nota à imprensa reconhecendo que houve excesso de informação ao firmar que os serviços não essenciais podem fechar novamente.

Fonte: Notisul