Notícias

Obras no Parque Linear avançam

11/05/2016

Obras no Parque Linear avançam

Destinado à conservação e à preservação dos recursos naturais, agregando lazer e rotas de locomoção não motorizada aos tubaronenses, o Parque Linear vem ganhando destaque no município.


O trabalho, realizado com grande grau de parcerias, entre secretarias e fundações, é mais uma obra que prevê melhorias no impacto social e estrutural.

A obra de revitalização da beira-rio iniciou na ponte pênsil da Unisul, no bairro Oficinas, e avançou com a construção e a pavimentação da pista de caminhada, chegando até a Ponte Nereu Ramos, no Centro, em março deste ano. Na segunda quinzena do mesmo mês, a secretaria de Infraestrutura deu início à revitalização do segundo trecho, que parte da ponte pênsil da Unisul e segue até a ponte Manoel Alves dos Santos, no Bairro Fábio Silva.

A pavimentação com pavers e a instalação dos postes de iluminação chegaram a rua Galdino José de Bessa, cruzamento com a avenida Marechal Deodoro, próximo a Sociedade Recreativa 1° de Maio. A pista de caminhada possui piso tátil direcional, que serve para orientar portadores de deficiência visual ao longo do percurso. A cor do piso também serve para auxiliar pessoas com baixa visão.

Ao longo da pista de caminhada, 104 postes telecônicos com três lâmpadas de led cada foram instalados. Outro avanço foi o início da construção do primeiro deck, adotado por meio de um termo de cooperação firmado com a concessionária Tubarão Saneamento. A estrutura, que ficará próxima a ponte Nereu Ramos, deve avançar cinco metros na margem do rio e terá 10 metros de largura. O segundo deck previsto no projeto, próximo à antiga rodoviária, está disponível para adoção.

Na fase atual, o primeiro deck está em construção, e a grama está sendo plantada no canteiro que divide a nova pista de caminhada da ciclovia. O plantio iniciou na ponte pênsil da Unisul e segue até a ponte central.

Fonte: Decom/PMT