Notícias

Bilhetagem Eletrônica

20/09/2018

Implantação da Bilhetagem Eletrônica

A Transportes Alvorada, durante os próximos dias, estará implantando gradativamente um moderno sistema de Bilhetagem Eletrônica.


A Bilhetagem Eletrônica é um conceito usado nos transportes públicos das principais cidades do mundo, e consiste basicamente no pagamento do valor das passagens de forma eletrônica, utilizando dispositivos especiais, como um 'smart card' ou similar.

O sistema é composto por dispositivos 'touch screen', com marcação por GPS, em conjunto com uma catraca de três braços, que controlará o fluxo de entrada e saída, podendo ser escamoteável (abaixado) para facilitar a acessibilidade em caso de portadores de necessidades especiais, ou situações de emergência.

Com o sistema, todos os passageiros precisarão de um cartão que marcará a posição atual e liberará a roleta para entrada. Ao sair, calcula todo o trecho viajado e libera a roleta para sair. Este cartão pode ser pessoal ou para uso somente embarcado.

A implantação do sistema acontecerá em duas etapas:

----------------------------------------------------------------------------

- Na primeira haverá apenas a venda de crédito dentro do ônibus (embarcado), onde o passageiro receberá um cartão chamado 'Pagante Embarcado'.

Procedimento:
. O motorista fará a venda do trecho e entregará um cartão 'Pagante Embarcado' ao passageiro;
. O passageiro passa o cartão no validador, que libera a entrada da roleta;
. Na saída, o passageiro passa o cartão novamente no validador, que verifica o trecho pago e libera a roleta para sair;´
. O passageiro devolve o cartão 'Pagante Embarcado' ao motorista antes de sair.

Observações:
. Nesta primeira etapa, o passageiro que tiver uma passagem adquirida nas rodoviárias, vale-transporte ou passe estudante, fará a troca de qualquer destas passagens por um cartão 'Pagante Embarcado', seguindo o procedimento acima;
. Ainda nesta primeira etapa, o passageiro que tiver carteirinha do DETER apresentará a referida carteirinha ao motorista, e também receberá um cartão 'Pagante Embarcado', seguindo o procedimento acima.

----------------------------------------------------------------------------

- Na segunda etapa iniciaremos a confecção dos cartões pessoais com venda de crédito.
Os Passes e Vale-transporte serão aceitos por tempo determinado, até serem substituídos pelos cartões com crédito.

A implantação será linha a linha, até que todas estejam operando com cartões 'Pagante Embarcado'. Quando todas as linhas estiverem operando com 'Pagante Embarcado', iniciaremos a segunda etapa, que é a confecção dos cartões pessoais e venda de crédito.

Fonte: Transportes Alvorada