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Estrutura da Ponte de Tubarão avança, com concretagem do sexto vão

05/04/2016

Estrutura da Ponte de Tubarão avança, com concretagem do sexto vão

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) avança, nesta segunda-feira, 04, na construção da ponte sobre o Rio Tubarão, na BR-101 Sul catarinense.


A autarquia faz a concretagem do sexto vão elevado da passagem, seguindo do cronograma de trabalhos. O quinto vão foi concluído na semana passada, quando também recebeu concretagem da pista.


Os trabalhos de concretagem começaram na manhã de segunda-feira, próximo da cabeceira Norte. A rua Cândido Darela precisou ser interrompida para que a concretagem, circulação de caminhões e trabalhadores não interferisse no fluxo da via municipal. Agora, a preparação do sétimo segmento começa, com a finalização da caixaria em madeira – onde será colocada a ferragem estrutural, para a concretagem na próxima semana. Isso com as condições de tempo estável predominando e a logística dentro do cronograma.


Restam, agora, três dos nove vãos para serem concretados. Depois que toda a passagem estiver com a plataforma pronta, chega a vez da construção das cabeceiras, para unir-se com a pista da BR-101 Sul, seguida pela aplicação de camada asfáltica e instalação de toda a sinalização rodoviária (placas, faixas, elementos refletores). A nova ponte sobre o Rio Tubarão vai abrigar somente o tráfego de sentido Porto Alegre-Florianópolis, sendo que a ponte construída durante a duplicação da rodovia federal vai abrigar o fluxo no sentido oposto. Hoje ela recebe tráfego em duplo sentido de circulação.


Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A travessia receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul - Norte. Na duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina, o DNIT/SC construiu 29 pontes e adequou e reforçou outras 14 estruturas, todas elas liberadas para tráfego. Outras duas pontes estão projetadas para serem construídas dentro das obras complementares, ambas no km 329,9, no Rio Capivari (uma será adequada e outra construída em via lateral).

Fonte: 101 Sul