Notícias

Estabelecimentos participam de Dia Livre de Impostos

30/05/2019

Estabelecimentos participam de Dia Livre de Impostos

Diversos estabelecimentos comerciais de Tubarão e cidades da região participam hoje do Dia Livre de Impostos (DLI).


São variados segmentos para a comercialização de produtos e serviços com descontos referentes aos valores dos impostos incidentes.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) prevê que cerca de 100 estabelecimentos estejam aderindo ao Dia Livre de Impostos. A ação, segundo o presidente da CDL de Tubarão, Harrison Marcon

Cachoeira, nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país.

Harrison lembra que o Dia Livre de Impostos não é promoção e nem liquidação, mas a retirada do valor equivalente ao imposto. Por exemplo, se o produto tem uma carga tributária de 30%, ele será comercializado sem este valor. O número de produtos incluídos no DLI depende exclusivamente de cada loja, que pode colocar um ou mais itens a serem vendidos sem imposto.

A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. O líder lojista Walmor Jung, vice-presidente de Aperfeiçoamento Empresarial e CDL Jovem da FCDL/SC, lembra a importância das ações articuladas nesta data. “A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país”, reforça Jung.

RANKING
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto e o último que retorna o dinheiro para a população. A carga tributária brasileira está entre as mais elevadas do mundo, correspondendo a uma média de 41,8% do rendimento bruto de cada cidadão. O brasileiro trabalha, em média, 153 dias por ano, que é o equivalente a cinco meses, para pagar encargos.

Fonte: Diário do Sul