15/01/2013
Dia do Cobrador é comemorado hoje
No dia 15 de Janeiro, comemora-se o dia do Cobrador de Ônibus. Uma pequena homenagem aos 31 cobradores da Transportes Alvorada, que exercem esta profissão com muita dedicação.
Permanecer oito horas diárias em um escritório fechado, sem ver a luz do dia e nem perceber se chove ou se faz sol: esta rotina nunca fez parte dos planos de João José Danielski, 59 anos, 25 deles voltado à profissão de cobrador de ônibus. Hoje, dia 15 de janeiro, é o dia destes profissionais que não abrem mão da disciplina, do respeito ao próximo e da educação para exercer sua nobre função.
Natural de Lauro Müller, Danielski, hoje morador de Imaruí, acorda às 4h30 todos os dias e logo toma o primeiro ônibus rumo ao trabalho. Funcionário da empresa Transportes Alvorada, o cobrador tem consciência de seu papel como braço direito do motorista. “Além de fornecer as passagens, também temos outras funções igualmente importantes, que é promover a ordem e contornar algumas situações. Em todos estes anos na profissão, fiz bons amigos, conheci muita gente boa”, conta.
O auxiliar de tráfego Silvestre Edi Inácio Custódio, 39 anos, vez por outra volta a exercer sua antiga função de cobrador na empresa onde trabalha, a Alvorada, para matar a saudade. “Desde pequeno alimentava a vontade de trabalhar assim, dentro de um ônibus, vendo o movimento, conversando com as pessoas. Um vizinho, que era cobrador, me incentivou, aí procurei a empresa, pedi emprego e estou aqui até hoje, há 18 anos”, revela Silvestre.
Para estes dois profissionais, trabalhar enquanto circulam pelas ruas e rodovias de uma região torna-se uma atividade ainda melhor pelo fato de garantir o pão de cada dia e facilitar o acesso às pessoas. “Lidamos com o público, fazemos amizades. Prefiro assim. Um serviço onde ficássemos parados o dia todo, para mim, seria muito monótono e cansativo. Deste jeito trabalhamos, também passeamos e conversamos bastante”, acrescenta o cobrador Silvestre.
Para Danielski e Silvestre, desempenhar a função de cobrador com perfeição é fácil. Basta seguir a receita: “Garantir uma boa viagem aos passageiros, atender as necessidades de todos, ser atencioso e gentil”, concluem os cobradores.
Fonte: Diário do Sul/Assessoria de Comunicação
×1 / 1