Notícias

Com 5.924 doses aplicadas, imunização contra Influenza está abaixo do esperado

24/04/2022

Com 5.924 doses aplicadas, imunização contra Influenza está abaixo do esperado

A primeira etapa da campanha de vacinação contra Influenza, é realizada desde o último dia 4 em Tubarão, contudo, a procura pela imunização ainda está baixo do esperado, conforme a coordenadoria de Imunização da Fundação Municipal de Saúde (FMS).


Até o momento, foram aplicadas cerca de seis mil doses, sendo que o esperado é um público maior que 22 mil pessoas nessa primeira fase, que tem como público-alvo idosos e trabalhadores da saúde.



“O estranho é que tivemos muitos casos de Influenza e de H3N2 entre o fim de dezembro e começo de janeiro, algo que nunca tínhamos presenciado, já que os casos de Influenza crescem, normalmente, entre maio e agosto, meses que as temperaturas são mais amenas. E mesmo assim as pessoas não estão procurando a vacina”, pontua o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol.





Ele ainda ressalta que a vacina está atualizada, sendo eficaz contra o vírus da H3N2 que tem circulado e infectado várias pessoas antes mesmo do período mais crítico de contágio por vírus respiratórios.





O número de idosos que buscaram a vacina até então é de 4.267, equivalente a 22,2% do público total. Em relação aos trabalhadores da saúde, 50.9% do total se vacinou, correspondendo a 1.657 doses aplicadas.





No caso da Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde Contra o Sarampo, a aplicação da vacina foi realizada em 43,9% dos profissionais (1.430 doses aplicadas).



Para os profissionais de saúde que desejam se imunizar, devem comprovar vínculo com empresa do ramo ou apresentar documento que comprove sua atuação na área, constando registro em conselho.





As campanhas de vacinação seguem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de imunização (clique aqui), na Policlínica Central e no ônibus do programa "Saúde Mais Perto de Você" (conforme cronograma), até o dia 3 de junho.





Contra a Covid-19: A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o percentual da população vacinada, com dados atualizados nesta sexta-feira (22).



Até agora, foi vacinada com a primeira dose do imunizante 96,92% da população vacinável, e 91,39% da população geral. Já com a segunda dose, foi vacinada 90,66% da população vacinável e 85,49% da população geral.



Quando se trata da dose de reforço, 55,19% da população acima de 18 anos recebeu o imunizante. No caso da população de 60 anos ou mais, a porcentagem é de 79,94%.



A população de 12 a 17 anos, vacinada com a primeira dose chega a 90,84%, enquanto a de 5 a 11 anos está em 41,05%.



Vale lembrar que é de extrema importância que todos recebam a vacina contra a Covid-19, e a aplicação a partir desta segunda-feira (25) os imunizantes das campanhas de vacinação poderão ser aplicados na Sala Central da Policlínica, das 8 às 22 horas, com distribuição de senhas até as 21h30min, além das Unidades Básicas de Saúde, perante agendamento prévio. Vale lembrar, que o ônibus de vacinação do programa “Saúde Mais Perto de Você” também circula pelo município, conforme o cronograma pré-definido. O Centro de Vacinação na Arena Multiuso será desativado.



"Saúde Mais Perto de Você" - Desde o início do programa foram atendidas 1.794 pessoas no ônibus. Crianças menores de 1 ano (23); crianças de 1 a 5 anos (61); crianças de 6 a 12 anos (392); população de 12 a 18 anos (88); população adulta (706) e população idosa (524).

Fonte: Prefeitura de Tubarão