Notícias

Campanha contra a Influenza - Doses começam a ser distribuídas

20/04/2016

Campanha contra a Influenza - Doses começam a ser distribuídas

A partir de segunda-feira, os grupos com direito à vacina já podem procurar uma unidade de saúde.


O primeiro lote com doses da vacina da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que inicia na próxima segunda-feira, chegou nesta terça-feira na 20ª Gerência Regional de Saúde (Gersa), em Tubarão. No total serão distribuídas 54,7 mil doses, divididas conforme a meta do Ministério da Saúde, entre os municípios de Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Tubarão.

Conforme os representantes da Fundação de Saúde da Cidade Azul, as doses começaram a ser distribuídas para as unidades básicas de saúde já na terça-feira. Para facilitar o acesso ao serviço de saúde, no próximo dia 30, sábado, será realizado o Dia D, com todas as unidades de saúde abertas em horário alternativo, das 8 às 17 horas.

A secretaria de estado da saúde decidiu antecipar para segunda-feira o início da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que estava prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio. “Este ano, temos um perfil epidemiológico diferente de outros anos, devido ao grande número de casos de gripe neste início de outono, por isso o adiantamento da campanha”, explicou o superintendente de vigilância em saúde, Fábio Gaudenzi.

Terão direito à vacina gratuita o mesmo grupo do ano passado: crianças menores de 5 anos, gestantes, mães até 40 dias após o parto, idosos, profissionais de saúde, indígenas, detentos e portadores de doenças crônicas.

“Diabetes, hipertensão, doenças neoplásicas, doenças respiratórias, doenças infecciosas crônicas, problemas neurológicos e outras tantas. Sempre que houver uma doença crônica, essa pessoa deve ser vacinada", explica a enfermeira responsável pelo setor de imunização da 20ª Gersa, Karine Zapelini.

Gripes graves no estado
Dos 108 casos de gripe A confirmados no mais recente boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) sobre a gripe, 85 são do tipo H1N1 e 23 são investigados para identificar o subtipo, que pode ser H1N1 ou H3N2.
No caso das mortes, 14 foram por gripe A e uma por gripe B. No caso da gripe A, 11 são por H1N1 e três ainda precisam de identificação do subtipo.
Na Amurel, são dois casos de H1N1 em Tubarão, um em Imbituba, Laguna, Braço do Norte e Capivari de Baixo. Na Cidade Portuária também tem dois casos de Influenza A, com a subtipagem em andamento.


Mais formas de prevenção
Outra forma de prevenção, além da vacina, é lavar as mãos com frequência. Também é importante, quando se está doente, tomar precauções para não passar o vírus adiante.

Município antecipa vacinação
Em Pescaria Brava, a campanha teve início nesta terça-feira, quando foram vacinados moradores das comunidades de Varginha, Estiva e Laranjeiras. Nesta quarta-feira, as doses de vacinas estarão disponíveis nas extensões de saúde do Sertão de Cima, Laranjeiras e Carreira do Siqueiro.

Campanha contra a gripe
Municípios Meta
Capivari de Baixo 6.236
Gravatal 3.450
Jaguaruna 5.514
Pedras Grandes 1.455
Sangão 2.484
Treze de Maio 1.763
Tubarão 33.798
Total 54.700

Fonte: Notisul