Notícias

As pedras e o aterro foram recolocados no local - Foto:Tayná Rosick/Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul

28/07/2015

Acesso de Tubarão já pode ser construído

Um contratempo no primeiro dia impossibilitou o início dos trabalhos.


A construção da ponte de Congonhas, que faz divisa entre Tubarão e Jaguaruna, ganha um novo rumo. Os representantes do governo da Cidade Azul receberam a autorização para dar início ao acesso com a realização do aterro. Porém, um contratempo no primeiro dia de trabalho impossibilitou o início da terraplanagem.

A obra foi iniciada pela empresa licitada com a colocação de pedras, formando uma rampa para a passagem de uma máquina. Para finalizar, a rampa foi selada com aterro. Ontem, o executivo afirmou que a empresa fez a retirada das pedras com o aterro colocado pelo município. “A ação foi constatada nesta manhã (ontem) pelo governo que entrou em contado com a direção da contratada. As pedras e o aterro já foram recolocados”, destaca.

Conforme o diretor da empresa licitada - Orban Construtora -, Felipe Esmeraldino, os materiais foram colocados para projetar as vigas em uma fase da obra. “Durante a obra tivemos que contratar uma empresa com guincho para fazer a projeção das vigas. Com o solo instável foi necessário dimensionar um volume de pedras e colocar o aterro para dar estabilidade para a máquina de 320 toneladas. Compramos as pedras e o aterro”, explica.

Neste fim de semana, o canteiro de obras começou a ser desmontado. Foram retirados os tapumes, o aterro e as pedras. “Utilizamos o material adequado para um peso estático, não sei se serve para construir o elevado, mas se quiserem comprar acredito que o valor não passe de R$ 11 mil. A preocupação é se este material vai ser adequado para eles”, destaca.

Acesso de Jaguaruna
Conforme o prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, a obra do elevado está adiantada. “Mesmo com as chuvas dos últimos dias, falta menos de um metro para chegar à ponte. Em menos de dez dias estará concluído”, ressalta.

Próximo passo
Está agendada para o dia 17 do próximo mês a colocação de asfalto na estrutura. De acordo com Felipe Esmeraldino, diretor da empresa licitada, com o lado de Jaguaruna pronto é possível concluir os trabalhos. “Até sexta, colocamos a viga de fechamento e finalizamos os dois passeios, depois com o lado de Jaguaruna concluído podemos fazer o asfaltamento”, salienta.

Demora
A ponte de Congonhas foi interditada no dia 31 de dezembro de 2013 devido a danos estruturais causados pela passagem de veículos pesados. Posteriormente, as prefeituras de Jaguaruna e Tubarão optaram por demolir a antiga estrutura. A assinatura de descentralização do recurso ocorreu em abril de 2014. Em junho foi assinada a ordem de serviço e iniciada a obra. Os trabalhos ficaram parados duas vezes: 40 dias para ajustes no projeto e 30 dias por falta de pagamento. Não há previsão para a obra ser concluída.

Fonte: Notisul