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A importância de entender o consumidor

19/12/2013

A importância de entender o consumidor

A alta competitividade dos tempos atuais exige que gestores de marcas e produtos tenham uma visão aprofundada dos agentes e dos fatores condicionantes do mercado onde atua e, somado a isso, seja capaz de utilizar como parte integrante de suas estratégias, as percepções dos consumidores a respeito do seu produto/serviço.


O conhecimento do que pensa, sente e deseja o consumidor é componente fundamental para subsidiar a tomada de decisão e sem esse norte é muito mais difícil obter resultados satisfatórios nos negócios.

Esse conhecimento deve advir de pesquisa, realizada de forma metodológica e cientifica. Levantamentos pouco sistemáticos e conhecimento informal não são suficientes. É preciso que a pesquisa de marketing seja realizada para auxiliar o executivo a compreender melhor seu ambiente e, desta forma, contribuir para que suas decisões sejam um pouco mais seguras. ?

Mais seguras? porque riscos sempre vão existir, mas a pesquisa é capaz de direcionar a decisões e minimizar riscos. No entanto, quando se conhece o que pensa o consumidor sobre sua marca e produto há a oportunidade de se enfatizar o que lhe agrada e, modificar o que ele não gosta e, se possível, surpreendê-lo. Para isso, deve haver também humildade por parte do gestor, para reconhecer que a opinião que vale não é a sua ou de sua equipe, mas uma soma da percepção dos profissionais de mercado e das percepções dos clientes.

É verdade que levar em conta as percepções do consumidor pode significar ajustes que muitas vezes exigem esforços da empresa, mas esse parece um bom caminho para se alcançar o sucesso, por meio do estabelecimento de um diálogo permanente entre as características do produto, e da marca, e os desejos dos consumidores.

E entendendo a importância das pesquisas para a satisfação dos consumidores, a Transportes Alvorada convida a todos para participarem de sua pesquisa de mercado que está na capa do nosso site. Votem!

Fonte: Ione Almeida - ESPM